Equipamentos

Existem muitas modalidades de escalada, que requerem equipamentos diferentes. A escalada em boulder é o tipo que requer menos acessórios, bastando basicamente uma sapatilha para poder começar a subir na rocha.

Equipamentos para escalada em boulder:

> Sapatilha

A sapatilha de escalada tem um solado de borracha dura que aumenta a aderência do pé na rocha, e possibilita o equilíbrio mesmo em saliências muito pequenas.

Cada modelo de sapatilha é pensado para um tipo de escalada, desde a mais iniciante até a mais agressiva, com diferenças na curvatura do solado, nos cadarços ou velcros e no corte do cabedal.

A sapatilha de escalada deve ficar bem justa no pé, para aumentar a precisão dos movimentos.

sapata
Um modelo feminino da norte-americana Black Diamond

> Crashpad

O crash pad ou crash é um pequeno “colchão” dobrável e portátil, que geralmente pode ser carregado como uma mochila e serve para amortecer as quedas durante a escalada em boulder – já que não há cordas de proteção e o chão é o destino certo de quem cai.

Conforme o escalador avança na rocha, o crash é reposicionado, para estar sempre no lugar certo caso o escalador caia.

crash
Um modelo de crash pad da norte-americana Black Diamond

Existem também os chamados sit starts, colchões mais finos que auxiliam nas saídas sentadas em alguns problemas de boulder (porém não são tão eficientes na hora de amortecer o impacto de uma queda).

> Magnésio

O carbonato de magnésio, ou apenas magnésio, é usado para eliminar qualquer umidade das mãos durante a escalada, aumentando a aderência à rocha.

BD chalk
Magnésio em pó da norte-americana Black Diamond

Na escalada esportiva ou tradicional, o magnésio costuma ser levado parede acima preso à cintura do escalador. Na escalada em boulder isso não é necessário, já que o retorno ao solo é constante.

O magnésio é vendido em formatos diferentes, podendo ser encontrado em pó, blocos ou saquinhos.

chalk
Rocha marcada pelo uso de magnésio nas mãos